quinta-feira, 12 de novembro de 2009

1971 – e o universo conspirou a favor do rock…



________________________________________________________________________________

Olhando para alguns dos grandes discos que o rock produziu, notava junto a outros amigos que um expressivo número deles haviam sido lançado em 1971. Provavelmente a maior leva com essa qualidade. Quanto mais pensávamos sobre o assunto, mais nos espantávamos com os títulos e músicas relacionadas com esse ano mágico do rock. Era como lembrar de uma safra inesquecível de vinho da mais alta qualidade, coisa que seria comentado até de forma mítica, mesmo com tantos anos passados já.

Lendo brevemente sobre o assunto, percebi também que alguns acontecimentos importantes da música estavam da mesma forma relacionados a 1971. Não sei se a experiência dos anos 60 finalmente atingia o seu auge no começo dos anos 70, ou se os músicos estavam num período de competição disputando quem era a melhor banda do mundo após a lacuna deixada pelo fim dos Beatles. Talvez o universo somente conspirou a favor das boas ideias. Mas o fato é que o final da década de 60 e o começo da década de 70 foi mágica, e este ano foi particularmente fértil, provavelmente o mais fértil deles, e só consigo pensar em 1973 como um ano que talvez possa rivalizar com a quantidade de bons grupos/músicos com ótimas composições, arranjos e ideias tão fantásticas.
Resolvi juntar alguns expoentes do gênero aqui e citar além dos álbuns, algumas músicas que estavam atreladas a essas obras-primas, assim como alguns dos fatos originados nesse iluminado ano musical. Isso resume, sem dúvida nenhuma, a essência do que ouço e aquilo que sou me expressando musicalmente. Se você gosta dessa linha de rock setentista, veja se não é notável. Acompanhe a lista abaixo:

___________________________________________________________________________

  • John Lennon - Imagine

    image
Álbum perfeito. Além de "Imagine", Lennon ainda grava "Jealous Guy". Todas as músicas desse álbum são fantásticas. Ainda conta com a participação de George Harrison. Demonstra que Lennon realmente devia estar nada satisfeito com os últimos anos de Beatles, pois os seus primeiros álbuns solo contém músicas até mais expressivas do que as que ele vinha compondo com os "Fab Four" no seu final, ao contrário de Paul em seus primeiros álbuns solos, que não mostrou o mesmo vigor criativo que tinha nos Beatles .

  • Rolling Stones - Sticky Fingers

    image
“Brown Sugar”, “Wild Horses”, “Bitch” e “Dead Flowers” já seriam suficientes para fazer deste álbum, algo antológico, mas ele ainda traz petardos como “Can you Hear me Knocking” e “Sway”. Timbres e riffs perfeitos, é mágico ouvir Keith Richards e Mick Taylor nesse álbum, uma aula de bom gosto e concatenação de guitarras.

  • The Who - Who´s Next

    image
Conta com as maravilhosas “Baba O´Riley”, “Behind Blue Eyes” e Won´t Get Fooled Again”, um dos mais importantes álbuns desse ano;

  • Led Zeppelin - Led Zeppelin 4 (Zoso)

    image
Alguém já deve ter ouvido falar em “Stairway to Heaven”, “Black Dog”, “Rock and Roll”, “Misty Mountain Hop” e “Going To California”, não? Desnecessário qualquer comentário;

  • Black Sabbath – Paranoid

    image
Provavelmente o mais popular trabalho do Black Sabbath. “Paranoid”, “War Pigs” e “Iron Man” já lhe concedem o status de clássico absoluto;