domingo, 29 de junho de 2014

Pedalboard 2014 - de volta à praticidade…

 

Desenterrei meu antigo pedalboard “caseiro” que eu construí há 10 anos atrás, (em 2004, para acomodar à época alguns poucos pedais que eu usava - um wah, um drive e um delay)  para a nova empreitada de 2014.

Enxuguei um pouco meu atual e pesado pedalboard de 80x40cm que me acompanhou nos últimos 5 anos e reformulei algumas abordagens de uso dos pedais. Além de ampliar a gama de timbragens, passei a contar com um uso prático para que eu possa utilizar os pedais de forma confortável e eficiente quando não estiver usando meu próprio amplificador. Isto ainda traz a vantagem adicional de carregar menos peso e ocupar menos espaço no transporte e no palco - o antigo board tem apenas 50x40cm.

Isso só foi possível com um uso melhor do distortion da Wampler “Plextortion”. Ele estava sendo quase subutilizado no antigo esquema, já que não tive oportunidade de timbrar o pedal pro repertório da banda cover quando ainda na ativa. Agora, fiz alguns testes e o deixei para fazer o papel do meu drive principal quando não estiver usando o meu amp. Com isso, o TS-9 fica como seu boost. Passo a usar o TS-9 nessas condições como uma alternativa também de um drive leve, alternando com o plextortion numa mesma música. O Wampler sendo boostado obtém um lindo sustain para solos e leads e tenho isso na manga mesmo quando estiver usando meu amplificador - agora com mais gamas de timbres, alternando com o drive do amp.

Meu velho pedalboard “handmade” revestido de carpete (forração) é absurdamente forte e protege os pedais acho que até de um atropelamento! (rs). Retomei uma pequenina e confiável fonte de 500mA para ganhar espaço e criei uma grade no fundo do board elevando um pouquinho os pedais. Assim, os cabinhos de som e fios de força podem passar por debaixo dessa grade, diminuindo um pouco o caos que fica numa situação onde os pedais ficam todos bem próximos.

Minha cadeia de pedais continua praticamente na mesma sequência:

Guitarra Vox Wah-wah - Afinador Korg Pitchblack - MXR Phase 90 - Vintage Tremolo Big Effects - MXR Flanger EVH - Boss DD-3 Delay - Ibanez TS-9 - Voodoo Lab Superfuzz - Wampler Plextortion Amp

No  esquema que vinha usando nos últimos anos, meu fuzz acabava sendo  usado mais como um “drive setentista com leve sabor de fuzz” do que como um fuzz clássico. Nesse novo esquema, passo a deixá-lo mais como fuzz mesmo (também sendo boostado pelo TS-9 quando necessário). Isso não me impediu de ter as antigas opções, só ganhei novas e melhores alternativas e sons bem mais interessantes.

No meio dessa readaptação do board, recebi um sensacional presente do meu amigo Big Louis da Big Effects - um Vintage Tremolo, que não só será usado como tal, mas também como um boost clean quando estiver com os knobs de “Speed” e “Depth” zerados. Com isso, ganhei mais uma opção que não contava antes, principalmente em situações onde posso dar um “up” no som clean. Ele coube milimetricamente no agora apertadíssimo espaço que disponho no board, e só foi possível porquê o pedal é do padrão dos “mini pedais”, extremamente práticos e muito bonito por sinal.

(Clique AQUI ou na imagem abaixo para ir ao vídeo de SAMPLES que gravei desse pedal)

Tremolo Big Effects

Por último, uma coisa que sempre utilizei pouquíssimo foi o delay com a função de pequena ambiência em solos - aquele delayzinho beeem de leve que a maioria adora usar. Ao vivo, com a banda de rock clássico, nunca uso dessa forma! Gosto dos solos com som mais 70’s style. Acho que utilizei assim somente em pequenas situações quando gravei qualquer coisa - e até isso foi raro já que o normal e mais cômodo é acrescentar ambiência após feita a gravação. Meu uso de delay, pra quem já me conhece, é sempre aonde eles são extravagantes, determinantes mesmo, aonde são partes cruciais (coisas como U2 ou Pink Floyds da vida, tipo “Run Like Hell”, aonde ele faz parte do riff, ou em arranjos que costumo montar).

Agora, nessa leva de ampliar possibilidades com os mesmos pedais, abri esse leque que permite acrescentar esse uso do delay - meio longo e com pouco volume e feedback - para alguns solos.

Se eu conseguir, pretendo gravar algumas amostras de som, mas sabe Deus quando rs…

Foto do Board atual:

 

P1010517

 

Abraços!

Marcos “Lelo” Craveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário