quinta-feira, 30 de abril de 2009

E por falar em cover… 9 solos de guitarra!





Como o Blog tem como propósito falar sobre coisas que envolvem este universo de bandas cover e equipamentos, eis aqui alguns vídeos “caseiros” que fiz, onde mostro minha maneira de tocar alguns solos de guitarra de algumas músicas do universo do rock clássico.
Acredito que são suficientes para ajudar a observar o “shape” escolhido para cada situação, afinal, o que vale é dividir um pouco sobre isso, principalmente pra quem está começando a tirar este tipo de som na guitarra. Usei em sua maior parte um pequeno amplificador da Newell (transistor) e em apenas dois casos foram amplificadores diferentes (um Fender e outro Peavey Classic 30).
Nada aqui foi retirado de material escrito (songbook), e apenas representam meu olhar sobre como tocar cada tema desse, e não a verdade absoluta, ok?
Vamos lá!



1- Led Zeppelin - “Rock and Roll” – guitar solo (versão do estúdio)
Nunca vi ninguém tocando o solo desta versão de estúdio de forma adequada, e a explicação não está tanto na dificuldade de execução, mas de compreensão do início do solo, pois as guitarras embaralham bem. Ao vivo, Jimmy Page toca este começo completamente diferente, e é como a maioria das bandas costuma tocar.




2- Pretenders – guitar solo (versão estúdio
https://vimeo.com/75428883
Solo do guitarrista Robbie Mcintosh, que tocou com vários músicos consagrados, entre eles Paul McCartney, John Mayer e Roger Daltrey (The Who), . Este solo é quase tão clássico quanto a música.



3- Deep Purple - “You Fool No One” – guitar solo
Ritchie Blackmore tem talvez alguns dos solos mais marcantes do rock. You Fool No One é uma canção que vai além do solo principal. Por toda sua extensão, a guitarra parece se recusar a repousar conformada sobre algum acorde.




4- Beatles - "Drive My Car" guitar solo (slide)
https://vimeo.com/75167204
Um dos memoráveis solos de George Harrison usando SLIDE, técnica que virou marca registrada!



5- Van Halen - "Dreams” – guitar solo (1 e 2)
Escolhi dois temas de Eddie Van Halen, começando por este da era com Sammy Hagar. Os dois solos dessa música carregam duas facetas do Eddie para mim: o primeiro sugere mais sua fúria, e o segundo, um lado mais melódico, sem perder seu estilo.



6- Van Halen - “Eruption” – guitar solo
https://vimeo.com/77372965
Solo extremamente conhecido de Eddie. Traz sua marca a cada compasso, exercendo velocidade com criatividade e não de forma gratuita. Revolucionário à época que foi gravado, deu a partida pra uma nova forma de ver o instrumento E dá-lhe “two hands”, “harmônicos”, etc, enfim, fantástico!




7- Led Zeppelin - What is and What Should Never Be” – (guitar solo - Slide)
Jimmy Page gravou este solo usando slide com extremo bom gosto, melódico e com muito feeling.


8- Led Zeppelin - “The Rover” – (guitar solo)
https://vimeo.com/75212837
Uma canção que todo fã do Led coloca como subestimada pelo grupo, já que é vista como um dos grandes clássicos e uma das melhores do álbum Physical Graffiti.


9- Rush - “Fly By Night” – guitar solo
https://vimeo.com/75402929
Alex Lifeson em um grande momento, solo inspirado e bem rock and roll!


Espero que gostem!
Abraços!
Marcos “Lelo” Craveiro

3 comentários:

  1. Very nice blog~
    I live in Seoul, Korea.
    I enjoy playing drum.
    Do you know Seoul, Korea.
    Feel free to visit my blog!
    Thanks a lot~
    Have a wonderful day~ ^^

    ResponderExcluir
  2. do mal o solo de good times >:D viva led!!

    ResponderExcluir